Notícia

Postada em 06/12/2010
Verdades e Mentiras sobre Aprovação em Concursos
01 - É impossível passar em um concurso muito concorrido...
(Na verdade pode ser difícil, mas a média dos últimos aprovados costuma ser uma meta bastante realizável.)

02 - O candidato tem de ser um gênio para passar...
(Outra inverdade. Muitos gênios sequer conseguem se classificar pois em um concurso são medidas muitas outras habilidades, inclusive emocionais, de concentração e de preparo físico - afinal ficar 7 horas debruçado sobre uma prova não é para qualquer um.)

03 - É preciso "se matar" estudando para lograr aprovação...
(Falácia! O excesso de estudo pode acabar prejudicando se vier seguido de ansiedade e cobranças na mesma proporção. Deve-se ter foco, mas balancear com outras atividades.)

04 - Só quem tem muita sorte passa em concursos muito concorridos...
(Besteira! A sorte pode ajudar um pouco. Com certeza todos os aprovados acertaram algumas que "chutaram", mas a grande maioria - os reprovados - também. Estatisticamente ambos os grupos tem as mesmas chances de acertar questões na sorte, mas os melhor preparados somam a estas as que eles marcam com convicção.)

05 - Estudar aumenta as suas chances...
(Com certeza! Com critério, organização, método e foco pode-se aproveitar muito melhor o tempo dedicado.)

06 - Algumas pessoas passam sem curso e mesmo sem estudar...
(Verdade. A grande maioria não faz curso - em se tratando de Petrobras - por ser um concurso muito específico, sendo difícil formar turmas economicamente viáveis. Desta maneira a grande maioria dos aprovados nunca frequentaram uma sala de aula de cursinho. Alguns nem mesmo chegaram a abrir um livro para estudar. Com certeza isso não é uma desculpa para não estudar, pois isso pode acarretar um possível "tiro no escuro", quando poderia ser o suficiente para "acertar na mosca".)

07 - A prática - simulados e outros concursos - aumenta as chances de aprovação...
(Verdade. A experiência traz tranquilidade e segurança. O candidato saberá onde "está pisando")

08 - Se eu achar a prova difícil quer dizer que não terei passado...
(Nem sempre. Agora, o contrário normalmente é verdade. Candidatos que saem alardeando que a prova estava fácil não costumam passar. São sempre os primeiros a deixar a sala de prova, provavelmente já pensando no próximo concurso em que vão adotar o mesmo comportamento, certamente, com o mesmo resultado.)